Loja

Logo Apae
Logo Apae

APAE - CAMPO GRANDE

Apae de Campo Grande

  • Início
  • Notícias
  • Vídeos
  • Publicações
  • Apae Nacional
  • Navegação rápida
    • Portal da transparência
    • Notícias
    • Campanhas
    • Videos
    • Arquivos
    • Sorteios
  • Entrar

Coletas de Triagem Pré-Natal

Procedimentos de coletas

Passo a passo

Materiais necessários

Todo material necessário deve estar ao seu alcance. Lanceta estéril, algodão, álcool a 70%, formulário de coleta devidamente preenchido com os dados do paciente com letra legível e luvas.

Área da punção e procedimentos 

No caso da gestante a ponta do dedo anelar é mais indicada; fazer a assepsia com álcool a 70% do local a ser puncionado e secar completamente. Fazer uma leve compressão, seguida por uma descompressão no local puncionado para aumentar a circulação sanguínea e obter uma boa gota de sangue. Aplique o sangue na área demarcada do papel filtro, sendo importante colocar somente de um lado. Após preencher o primeiro circulo, repetir o procedimento com todos os outros círculos.

     








Coletas de Triagem Pré-Natal

As gestantes devem ser orientadas sobre as duas fases.

A 1ª fase deve ser coletada no início da gestação. Já a 2ª fase a partir da 28ª semana de gestação.

2ª fase do Programa da Gestante: As gestantes que foram detectadas alterações para Toxoplasmose IgM, HIV ou Sífilis na 1ª fase de sua gestação ou anteriormente, o material para a coleta deverá ser papel filtro e soro.

Coleta tardia (pré-natal): a partir da 24ª semana de gestação, coletar papel filtro 1ª fase + soro. 




Coletas do Teste do Pezinho

Procedimentos de coletas

Passo a passo

Materiais necessários

Todo material necessário deve estar ao seu alcance. Lanceta estéril, algodão, álcool a 70%, formulário de coleta devidamente preenchido com os dados do paciente com letra legível e luvas.

        


Área da punção e procedimentos 

No caso de recém-nascido a punção deve ser nas laterais do calcanhar como mostra as figuras ao lado. 
Fazer a assepsia com álcool a 70% do local a ser puncionado e secar completamente. Fazer uma leve compressão, seguida por uma descompressão no local puncionado para aumentar a circulação sanguínea e obter uma boa gota de sangue. Aplique o sangue na área demarcada do papel filtro, sendo importante colocar somente de um lado. Após preencher o primeiro circulo, repetir o procedimento com todos os outros círculos.

É imprescindível seguir o protocolo do Ministério da Saúde de que a coleta deve ser realizada entre o 3º e o 5º dia de vida. A idade não altera a qualidade do exame, mas sim a eficácia do tratamento nos casos alterados. 

A partir do 30º dia de vida é considerada coleta tardia.
Coletar somente papel filtro.




Dicas Importantes


O tempo de secagem do cartão de coleta é de uma hora.

Não há necessidade de enviar os cartões de coleta protegidos por papel alumínio ou papel toalha. Depois de secos, é só colocá-los no envelope resposta e enviar ao IPED/APAE. 

Amostras com mais de 30 dias de coletadas ou insuficientes para a realização do exame, são canceladas e são solicitadas uma nova amostra.

Procurar preencher todos os círculos do papel filtro com sangue, evitando assim que uma nova coleta seja solicitada por volume insuficiente de amostra.

É fundamental o preenchimento de todas as informações do cartão de coleta, preferencialmente anotar todos os dados com letra de forma.

As coletas realizadas na sexta-feira podem ser enviadas ao IPED/APAE na segunda-feira, desde que não fiquem expostas ao sol, ar-condicionado ou ventilador.

Quando houver necessidade de material, como lanceta, papel filtro do pré-natal (1ª e 2ª fase), papel filtro do neonatal, relação nominal e envelope, a solicitação poderá ser feita junto com o envio de amostras no próprio envelope. 

Todas as gestantes devem ser orientadas sobre a importância do Teste do Pezinho, que deve ser realizado entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê.

Como deve ficar a coleta em papel filtro

Para secar na estante deve ficar dessa forma:




Amostras Inválidas

Amostra insuficiente





Amostra saturada



Amostra molhada



Amostra Válida
         


Recoleta (Soro ou Sangue)

Há vários motivos pelos quais solicitamos uma recoleta: amostras não eluídas, amostras insuficientes ou inadequadas, amostras alteradas e hemolisadas. No caso da gestante que já teve o bebê ou sofreu aborto espontâneo, recoletar assim mesmo;

Identificar corretamente o tubo de soro ou sangue total com o nome completo e data de nascimento da gestante ou da criança;
Enviar junto com o tubo de soro ou sangue a via de reconvocação enviada pelo setor de Busca Ativa do IPED/APAE, no caso de extravio desta via, os dados do paciente devem ser relacionados em um papel e enviados junto com o tubo
;

Para evitar hemólise, deixar o tubo com sangue por pelo menos uma hora em temperatura ambiente, para retração do coágulo.

Enviar o tubo de soro ou sangue ao IPED/APAE o mais rápido possível, colocando o tubo em embalagem térmica ou caixa de isopor, com gelo reciclável (gelox).

Afim de reciclar e aprimorar os conhecimentos dos profissionais envolvidos, o IPED/APAE está a disposição para a realização de treinamento destes profissionais.

Mais informações no telefone: (67) 3348-7800

       

Navegação

Portal da transparência Notícias Campanhas Videos Arquivos

Fale conosco

Email: ti.apae@apaecg.org.br

Telefone: (67) 33174892

Av Joana D Arc 1450 - CEP: 79070901 - Campo Grande - MS

Assine nossa newsletter

APAE BRASIL - Todos os direitos reservados
made with ❤ by Altvia